A análise de dados (data analytics) transforma dados brutos em informações valiosas que orientam a tomada de decisões em empresas, proporcionando significativa vantagem competitiva diante de uma concorrência cada vez mais acirrada. Neste artigo, exploraremos alguns dos principais aspectos pelos quais as estratégias corporativas estruturadas em dados permitem que organizações, em todos os segmentos, mantenham sua relevância em meio às constantes (e vertiginosas) transformações dos mercados:

  • Compreensão profunda das necessidades e expectativas dos clientes

Os processos de data analytics viabilizam a criação de clusters — agrupamentos distintos de dados segmentados por características específicas como gênero, faixa etária, localização e profissão, entre outras. Ao associá-los a tecnologias avançadas como machine learning (aprendizado de máquina) e IA (Inteligência Artificial), é possível compreender profundamente as necessidades, expectativas e comportamentos dos consumidores para personalizar ofertas — e, desse modo, obter sua fidelização. Nesse sentido, também é importante considerar a importância da coleta de feedbacks para avaliar a jornada dos clientes e ajustar estratégias.

  • Taxas de conversão

Campanhas de marketing digital estruturadas por meio de análise de dados possuem mais assertividade e eficácia, uma vez que são dirigidas ao público-alvo de determinado produto ou serviço. Ou seja, não há desperdício de recursos para interagir com públicos que não sejam formados por consumidores em potencial e, consequentemente, as chances de conversão são maiores. A tomada de decisões é, portanto, muito mais objetiva e precisa.

  • Tomada de Decisões com base em informações

Aqui é oportuno mencionar que uma das maiores vantagens de uma estratégia corporativa estruturada em data analytics é o aprimoramento da tomada de decisões. Em vez de orientar os rumos do negócio por meio de suposições ou intuições, a análise de dados possibilita a utilização de informações sólidas e confiáveis para identificar oportunidades de mercado, otimizar operações internas e reduzir custos, entre outras vantagens competitivas — além de minimizar riscos. 

  • Otimização de processos operacionais

As empresas e organizações que atuam com mais eficiência obtêm uma considerável vantagem competitiva. A análise de dados possibilita a identificação de gargalos, além de áreas ineficientes e com desperdícios, oferecendo insights precisos acerca dos aspectos que podem ser aprimorados. Também possibilita a implementação de melhorias contínuas, proporcionando mais produtividade e qualidade nos produtos e serviços oferecidos pela empresa — bem como considerável redução de custos.  

  • Inovação e Desenvolvimento de Produtos

A inovação é um ponto nevrálgico quando o tema é competitividade e, nesse sentido, uma estratégia centrada em data analytics pode ser decisiva para fomentar o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Afinal, por meio de análises sobre o mercado, feedbacks de clientes e identificação de tendências emergentes, é possível identificar oportunidades para inovar. Outro aspecto de suma importância em termos de vantagens competitivas é a aceleração do ciclo de desenvolvimento de produtos, que proporciona mais rapidez ao time-to-market.

  • Gestão de riscos e compliance

Em um ambiente regulatório cada vez mais complexo, a análise de dados permite que as organizações monitorem riscos em tempo real para identificar — e mitigar — riscos antes que comprometam suas operações, além de evitar multas e interrupções nos negócios, entre outras adversidades. Esses riscos podem ser:

operacionais, como falhas nos processos internos, erros humanos, problemas de sistema e na cadeia de suprimentos, por exemplo;

financeiros, que envolvem perdas monetárias causadas por variações no mercado, além fraudes e questões relacionadas a crédito, entre outras;

— de conformidade, a fim de evitar penalidades legais como multas pesadas e restrições operacionais, além de danos à reputação;

reputacionais, cujos motivos podem englobar falhas de produto, violações de dados e má conduta corporativa, entre outros;

— ambientais e sociais, como mudanças climáticas, desastres naturais e questões de responsabilidade social corporativa.

  • Segurança cibernética

A análise de grandes volumes de dados em tempo real é crucial para detectar padrões e anomalias que indiquem atividades virtuais suspeitas e maliciosas. É possível, assim, responder a ataques cibernéticos de maneira rápida e eficaz, além de rastrear sua origem, mapear seu alcance e identificar os sistemas afetados. Outro grande benefício é a prevenção de fraudes, especialmente em setores como financeiro e e-commerce. Mais: a análise de dados históricos e tendências emergentes permite, ainda, a identificação de vulnerabilidades no sistema, fazendo com que a organização esteja sempre um passo à frente em termos de segurança cibernética — fortalecendo, assim, a confiança de usuários e clientes.

Pontos a ponderar an estratégia de Data Analytics

Esses são alguns aspectos que evidenciam a importância dos processos de data analytics para a estratégia corporativa. É importante considerar, todavia, a necessidade de investir na capacitação das equipes para promover uma cultura organizacional orientada a dados em todos os níveis da empresa. Uma pesquisa realizada pela IDC apontou que organizações com forte cultura de dados obtêm resultados positivos como maior diferenciação competitiva, mais rapidez no time-to-market, maiores lucros e maior satisfação dos colaboradores, entre outros.

Data Analytics: além da vantagem competitiva

Segundo o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, da Forrester, as empresas que tomam decisões baseadas em dados experimentam um crescimento anual de mais de 30%. Outro estudo, desenvolvido pela McKinsey, aponta que, até 2025, a cultura orientada a dados será padrão em praticamente todos os modelos de negócio. A conclusão, aqui, é nítida: mais do que proporcionar vantagens competitivas, as estratégias centradas em data analytics são essenciais para a continuidade e o crescimento sustentável das organizações.