A automação de processos está cada vez mais em voga. A busca por competitividade, escalabilidade e diferenciação são os principais impulsionadores dessa transformação. Automatizar processos traz inúmeros benefícios, tais como: redução de custos, otimização do tempo de decisão e resposta e melhorias na produção e no time to market.
Alguns benefícios da automação de processos
De acordo com a consultoria McKinsey, cerca de 50% do trabalho, hoje, pode ser automatizado. Os benefícios de deixar para trás rotinas manuais são muito expressivos e abrangentes:
1. Aumento da produtividade
Tarefas complexas podem ser feitas mais rapidamente e múltiplas tarefas podem ser realizadas e gerenciadas simultaneamente.
2. Mais segurança
Documentos em papel são muito mais vulneráveis. Dados e informações manipuladas manualmente são mais fáceis de serem roubados, corrompidos ou gerar situações de insegurança.
3. Mais conformidade
Cronogramas, prazos e regras de leis e normas não escapam com a automação.
4. Maior eficiência operacional
Sua empresa elimina erros e gargalos em suas operações.
5. Melhor colaboração
Menos tarefas repetitivas e enfadonhas geram menos frustrações, menos stress e potencializam um ambiente de melhor relação interpessoal e, assim, mais propício para a geração de ideias e ajuda mútua.
7. Economia significativa
Mais com menos. Mais escala com menos recursos e menos tempo. Mais produção com menos erros e interrupções.
8. Melhores serviços
Sem erros, com maior rapidez, mais padrão, os clientes ficam mais satisfeitos.
Dezesseis estatísticas de automação que você precisa saber:
A AI Generativa evoluindo, plataformas de automação se sofisticando, busca ininterrupta por produtividade, necessidade de ganhos operação. O momento para automação é esse. E se você ainda tem alguma dúvida sobre sua, os especialistas da go2Win reuniram mais alguns argumentos, criados por algumas das empresas líderes do mercado de tecnologia e consultoria até 2023, para você não deixar escapar:
- 50% do trabalho pode ser automatizado na era atual (McKinsey).
- 94% dos trabalhadores afirmam realizar tarefas repetitivas e demoradas em suas funções (Zapier).
- 90% dos trabalhadores do conhecimento afirmam que a automação melhorou a vida das pessoas no local de trabalho (Zapier).
- 2 em cada 3 trabalhadores do conhecimento afirmam que a automação os ajudou a ser mais produtivos no trabalho (Zapier).
- 35% das empresas afirmam que o uso da automação lhes permite fornecer melhor atendimento e suporte ao cliente (Zapier).
- 34% das empresas afirmam que automatizar tarefas como entrada de dados reduz erros (Zapier).
- Quando se trata de processos de negócios, 60% das ocupações poderiam economizar 30% do seu tempo com a automação (McKinsey).
- Mais de 30% das atividades relacionadas a vendas podem ser automatizadas (McKinsey).
- Os benefícios da automação nas vendas incluem uma redução geral de custos de 10 a 15% e uma redução no tempo de processamento de pedidos (McKinsey).
- Prevê-se que a adoção de IA nas vendas cresça 139% entre 2020 e 2023 (Salesforce).
- A adoção de inteligência preditiva em vendas deverá crescer 118% entre 2020 e 2023 (Salesforce).
- 40% dos consumidores dos EUA usam chatbots para interagir com varejistas (Siteefy).
- Em 2019, 25% de todas as interações com clientes foram automatizadas por meio de IA e aprendizado de máquina. Espera-se que esse número cresça para 40% até 2023 (Gartner).
- Até 2030, estima-se que um bilhão de tickets de serviço serão gerados automaticamente por bots de propriedade do cliente (Gartner).
- 68% dos agentes de atendimento ao cliente relatam que se sentem sobrecarregados com a quantidade de trabalho que precisam realizar manualmente (Zendesk).
- 95% das interações cliente-varejista ocorrerão em sistemas automatizados (como chatbots) até 2025 (Siteefy).
O papel das plataformas de mercado na automação
Plataformas como Salesforce (vendas, atendimento e marketing), Bit9 (RPA) e Lecom (BPMS) tem um papel fundamental para produzir ganhos de automação no melhor tempo possível.
A automação de processos já é uma necessidade do processo de transformação digital das empresas. Os clientes estão mais conectados e exigindo cada vez mais rapidez nas respostas e nos atendimentos. É uma questão de sobrevivência que as empresas se adequem a esse mindset.
As três plataformas que trabalhamos possibilitam centralizar as informações coletadas dos clientes e de toda a interação, organizar, padronizar e tornar mais eficientes os processos de vendas, marketing, atendimento, operação e backoffice.
Essas soluções tecnológicas podem ser moldadas às necessidades de cada organização e cada departamento para eliminar tarefas manuais, garantir o monitoramento dos processos, operações e ações. E, a partir dessas informações, organizar prioridades e garantir melhores decisões para evoluir o negócio.
Com o auxílio de plataformas líderes como essas, a jornada da automação inteligente é mais rápida e menos suscetível a erros e dores dessa evolução. Essas tecnologias oferecem conectores, APIs, base de conhecimento, formação de profissionais, redes de empresas habilitadas, labs que viabilizam os projetos com orçamento compatíveis e prazos realmente exequíveis.