A crescente conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança (ESG) tem impulsionado empresas em diversos setores a adotar práticas mais sustentáveis e responsáveis. No desenvolvimento de produtos digitais, a incorporação de filosofias e práticas ESG não só promove a sustentabilidade e a responsabilidade social, mas também pode gerar benefícios significativos para as empresas, como aumento da reputação, atração de talentos e fidelização de clientes.

Segundo um relatório da PwC, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão alocados em fundos que consideram os critérios ESG até 2025. Tal análise evidência, com nitidez, a crescente relevância dos critérios ESG no cenário global de investimentos — e reflete uma mudança fundamental no modo como os mercados financeiros avaliam e valorizam as empresas.

Resgatando ESG

Os princípios ESG (do inglês Environmental, Social, and Governance) são um conjunto de práticas que promovem a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, assim como responsabilidade social e transparência empresarial, a fim de contribuir para a construção de um mundo mais justo, ético e sustentável. A sigla surgiu em 2004, na publicação do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) denominada Who Cares Wins (Ganha Quem se Importa) — que foi endossada instituições financeiras de nove países.

Em resumo, o conceito ESG se divide em três pilares:

  • Ambiental (E): Refere-se às práticas que uma empresa adota para reduzir seu impacto ambiental. Isso pode incluir a gestão de recursos naturais, redução de emissões de carbono e adoção de energias renováveis.
  • Social (S): Envolve a forma como a empresa trata as pessoas, incluindo funcionários, clientes e a comunidade em geral. Questões como diversidade e inclusão, condições de trabalho e impacto comunitário são fundamentais.
  • Governança (G): Diz respeito às práticas de liderança e gestão da empresa, incluindo a transparência, ética, responsabilidade corporativa e estrutura de governança.

Como o consumidor enxerga ESG

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e preocupados com questões de responsabilidade social, transparência e sustentabilidade. Essa mudança de mentalidade deve impactar substancialmente a forma como produtos digitais são vistos e escolhidos.  Vários estudos apontam para esse caminho do consumidor:

  • 50% dos consumidores globais disseram estar mais conscientes sobre os impactos ambientais e sociais de suas compras desde o início da pandemia de COVID-19. (PwC Global Consumer Insights Survey 2021)
  • 55% dos consumidores afirmaram que estão mais propensos a comprar de empresas que demonstram um compromisso claro com práticas sustentáveis. (PwC Global Consumer Insights Survey 2021)
  • 81% dos consumidores em todo o mundo acreditam fortemente que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente. (Nielsen Global Sustainability Report 2018)
  • 73% dos consumidores disseram que mudariam seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. (Nielsen Global Sustainability Report 2018)
  • 79% dos consumidores estão mudando suas preferências de compra com base na sustentabilidade. (Capgemini Research Institute Report 2020)
  • Os consumidores estão dispostos a pagar um prêmio de até 5% a mais por produtos sustentáveis. (Capgemini Research Institute Report 2020)

Durante o Febraban Tech 2024, um dos principais temas discutidos foi a importância das práticas ESG no setor financeiro. A pesquisa anual da Febraban destacou que a adoção de práticas ESG não apenas impulsiona a resiliência e competitividade econômica das instituições financeiras, mas também melhora significativamente o relacionamento com os consumidores e a sociedade em geral.

A pesquisa anual da Febraban revelou que os bancos brasileiros estão cada vez mais comprometidos com investimentos em tecnologia que suportam as práticas ESG. Em 2024, o orçamento destinado à tecnologia pelos bancos brasileiros deverá atingir R$ 47,4 bilhões, evidenciando um aumento significativo em relação aos anos anteriores

ESG e o desenvolvimento de produtos digitais

Como as pesquisas e discussões indicam, a adoção de filosofias e práticas ESG no desenvolvimento de produtos digitais está se tornando um fator decisivo para os consumidores. Eles estão cada vez mais informados e exigem transparência, responsabilidade e sustentabilidade das empresas. As empresas que liderarem essa mudança estarão melhor posicionadas para prosperar em um mercado cada vez mais consciente e competitivo.

  1. Aspectos ambientais

Um dos aspectos centrais do ESG, a preocupação com o meio ambiente no desenvolvimento de produtos e serviços digitais se traduz em práticas e decisões que visam mitigar seu impacto ambiental. Por exemplo:

  • Eficiência Energética

O objetivo da eficiência energética é maximizar o uso dos recursos energéticos, reduzir desperdícios e minimizar o impacto ambiental. Nesse sentido, medidas como otimização do consumo de energia, assim como utilização de servidores ecologicamente corretos e redução do desperdício de recursos, contribuem significativamente para a sustentabilidade — além de gerarem economia;

  • Data centers verdes

As empresas e organizações utilizam, cada vez mais, data centers verdes — que são projetados para reduzir o consumo de recursos naturais e, por consequência, o impacto ao meio ambiente — além de práticas como virtualização de servidores e tecnologias de refrigeração eficazes para reduzir pegadas de carbono;

  • Redução de resíduos eletrônicos

Por meio de projetos que incentivam a longevidade dos dispositivos, além de atualizações constantes de software para manter os dispositivos funcionais por mais tempo, as empresas e organizações vêm reduzindo os resíduos eletrônicos produzidos ao longo do desenvolvimento de produtos digitais. Tais práticas ajudam a minimizar o descarte prematuro dos equipamentos — contribuindo, assim, para a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental.

  • Aspectos sociais

Consistem na maneira como as empresas e organizações interagem com a sociedade e o impacto de suas operações no desenvolvimento de produtos e serviços. Por exemplo:

  • Inclusão e acessibilidade

Consiste no desenvolvimento de produtos e serviços digitais acessíveis a pessoas com deficiência — e que contemplem a diversidade dos usuários, a fim de que todos possam utilizá-los de forma igualitária (design inclusivo);

  • Privacidade e segurança de dados

A privacidade e a segurança dos dados pessoais dos usuários, além de serem uma questão moral e ética, estão sujeitas a regulamentações legais — como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.  Deve-se considerar, ainda, que a adoção de uma política de privacidade transparente, por meio de práticas rigorosas de segurança cibernética, é crucial para conquistar a confiança dos consumidores;

  • Impacto comunitário

Da promoção da inclusão digital e educação ao aprimoramento dos serviços públicos e empoderamento social, as empresas e organizações que adotam práticas ESG no desenvolvimento de seus produtos e serviços digitais contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades às quais estão inseridas.

  • Governança

Os princípios ESG, em termos de governança, têm o objetivo de criaruma cultura organizacional sólida e transparente, com decisões estruturadas em valores compartilhados e responsabilidade corporativa. Na criação de produtos e serviços digitais, isso envolve:

  • Transparência e ética

As empresas devem, entre outras ações, publicar relatórios de sustentabilidade e conformidade com regulamentações e padrões internacionais. Isso inclui a divulgação de dados sobre a gestão de riscos ambientais, programas de responsabilidade social, iniciativas de diversidade e inclusão e práticas de governança corporativa, entre outras ações.

  • Responsabilidade corporativa

Esse conceito vai além do simples cumprimento de obrigações legais, ou seja, a empresa deve ser socialmente responsável, alinhando-se ao macroambiente e o mercado em que se atua. Isso inclui investimentos na formação e capacitação contínua de seus colaboradores, a fim de que atuem segundo princípios éticos e melhores práticas em seu segmento;

  • Inovação responsável

A inovação deve ser fomentada com responsabilidade, considerando todos os impactos das novas tecnologias e evitando práticas que prejudiquem usuários e meio ambiente. Ou seja, a implementação cultura de inovação responsável em uma empresa tem, como objetivo, criar produtos, serviços e modelos de negócio que minimizem problemas sociais e ambientais.

ESG: Vantagens e benefícios para todos

É importante observar que a aplicação de princípios ESG na criação de produtos e serviços digitais oferece muitos benefícios a empresas e organizações, como inovação, diversidade e inclusão, entre outros — além de ganhos em termos de confiança e reputação em relação aos clientes, investidores e stakeholders. Também proporciona significativa vantagem competitiva e redução de riscos associados a questões ambientais, sociais e de governança — aspecto fundamental para evitar litígios, multas, crises de imagem, processos judiciais, boicotes, sanções legais e perda de credibilidade.

  • Conclusão: ESG é uma tendência sem volta

O mundo está em plena transformação. Nesse sentido, a incorporação dos princípios ESG representa um poderoso diferencial estratégico, transparente e ético, que fortalece a posição de empresas e organizações no mercado e, ainda, proporciona grandes benefícios ao meio ambiente e à sociedade. No Brasil, segundo o Panorama ESG 2024, realizado pela Amcham Brasil, 71% das empresas já implementaram ou iniciaram algumas dessas práticas.

A integração de filosofias e práticas ESG no desenvolvimento de produtos digitais não é apenas uma tendência passageira, mas uma necessidade para as empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais consciente e exigente. Ao adotar essas práticas, as empresas não só contribuem para um futuro mais sustentável e justo, mas também colhem benefícios tangíveis que podem impulsionar o crescimento e a inovação.

Para implementar ESG com sucesso, é crucial que as empresas adotem uma abordagem holística, envolvendo todos os níveis da organização e promovendo uma cultura de responsabilidade e transparência. Dessa forma, o desenvolvimento de produtos digitais pode ser uma força poderosa para o bem, beneficiando tanto a sociedade quanto o meio ambiente.